quinta-feira, maio 02, 2013

PROJETO 04


PROJETO PARA ENFRENTAR SITUAÇÕES DE MALAS PERDIDAS EM AEROPORTOS

SITUAÇÃO-PROBLEMA: Ter malas extraviadas durante voos nacionais e internacionais é uma situação comum para pessoas que muito viajam. A média de malas extraviadas por pessoa é pequena, mas a situação é suficientemente enervante e inesquecível. Como enfrentar a situação sem se estressar a ponto de agredir o funcionário responsável pelo preenchimento do boletim de ocorrência?

OBJETIVOS: o objetivo desse projeto é desenvolver algumas assertivas comportamentais que auxiliariam pessoas com malas perdidas em aeroportos a não arrancarem a jugular do supervisor de serviços das companhias aéreas, porque malas continuarão a se extraviarem em aeroportos.

PROCEDIMENTOS: através da observação (às vezes participativa) de pessoas nos guichês de reclamações por malas perdidas em aeroportos pelo mundo afora, verifica-se variadas reações de viajantes: um chega espumando nos cantos da boca, arrastando os pés e loucos avançar no pobre do camarada do guichê de reclamações, em geral o cara com o menor cargo na hierarquia da companhia; outro chega calmamente e se enerva quando descobre que não tem solução imediata para encontrar sua mala perdida; outro exige a presença do presidente da companhia aérea, porque o funcionário "não sabe com quem está falando".

RESULTADOS: atitudes interessantes para não ter um surto psicótico ao descobrir que sua mala não veio para a esteira:
- se a mala não veio, ela pode ter ficado num canto do aeroporto de origem e virá ao destino em voo posterior, ou foi encaminhada por engano para outra cidade e, nesse caso, demorará um pouco a chegar. 
- esperando a mala na esteira e ela demora a passar, comece a pensar: ela vem ou não? Respire fundo.
- constatado que a mala não veio vá primeiro ao banheiro e lave o rosto com água fria.
- caminhe calmamente ao guichê de malas perdidas, olhe fixamente o funcionário e peça para preencher o boletim de ocorrência.
- na próxima viagem coloque na mala apenas objetos que, se os perder, poderá substituí-los facilmente.
- tenha sempre em mãos seu endereço dos próximos dias e telefones de pessoas que podem ser contactadas.
- leve na bagagem de mão os objetos imperdíveis mais uma muda de roupas íntimas e uma camisa.
- procure não ficar desolado. Você está em um aeroporto, não em um hospital, nem em um velório.
- sua mala perdida vai aparecer. Um dia.

Postar um comentário